Sombra na dose certa: como ter coberturas na varanda sem perder o charme
Sombra na dose certa: como ter coberturas na varanda sem perder o charme
O verão chegou, o sol está intenso e sem uma cobertura no jardim está impossível de curtir o espaço? Te mostramos algumas coberturas, das mais simples as mais sofisticadas, para que vejas as opções existentes e possa escolher a sua, conforme sua necessidade e investimento disponível. Existem diversos modelos: elas podem ser fixas ou móveis, transparentes, de madeira ou ferro. Podem ser usadas tanto verão, para nos proteger do sol, como no inverno, para nos abrigar das chuvas.
Toldo Articulado
Talvez você não conheça essa opção por nunca ter reparado nele, pois ser discreto e clean são algumas das suas inúmeras qualidades. De manutenção simples e extremamente eficaz ele pode fazer uma bela sombra dependendo do tamanho da sua varanda. Esse toldo é bem prático, pois você pode cobrir sua varanda quando quiser, além disso, se optar por aproveitar o tempo os dias de primavera, podes recolher o toldo, esquecendo que tens uma estrutura coberta.
Toldo vertical.
Solução perfeita para quem tem sobre a varanda uma laje ou pergolado, mas que com o passar do dia o sol invade pelas laterais e fica impossível permanecer no loca. Essa opção também serve para proteger o ambiente do vento, da chuva e de possíveis olhares invasores, quando há vizinhos por perto. Quando aberto até o final ele tem uma ligeira inclinação, permitindo que a ventilação não seja totalmente anulada.
Toldo vela
Opção linda, moderna e muito mais original que o modelo clássico, esse tipo de toldo será o ponto focal do jardim. Ele trás um aspecto mais marinheiro e de veraneio para os jardins. Elegendo bem os pontos de apoios, esse toldo te permite cobrir bem os espaços selecionados, além de ser bem flexível quanto ao tamanho da área que se deve cobrir.
Toldo Retrátil
Retrátil, a opção para quem quer sol e sombra. Pode ser instalado em um pergolado ou apenas o tecido, mas definitivamente essa opção é excelente. Tem a opção mais sofisticada onde ele é eletrônico, com controle para abertura e fechamento ou caso opte por um sistema manual mais simples ele ira correr por cabos, mas não deixa nada a dever se comparado aos mais sofisticados.
Pergolado Bamboo
Uma opção leve e aconchegante, que mescla perfeitamente com a natureza sem perder o charme. Esse modelo é ideal para deixar crescer alguma planta trepadeira, complementando a cobertura e aumentando a sombra e principalmente tornando o espaço mais fresco. Esse modelo, por ser mais leve, pode ser suspenso, preso com cabos de aço, evitando pilares.
Pergolado de madeira
Uma varanda com vista para o jardim, onde se pode sentar e relaxar precisa de uma cobertura harmoniosa com o ambiente, que traga sombra sem comprometer a luz natural, neste casos, a madeira é ideal. Por ser composto por vigas espaçadas, podendo ou não ser coberto em vidro ou policarbonato translúcido, os efeitos de sombra gerados pelo pergolado são muito interessantes e quando bem explorados geram ambientes ricos e confortáveis.
Pergolado metálico
Moderno, atraente e funcional, assim são eles! Da para criar pergolados incríveis nesse material, com formatos contemporâneos que mudam o visual da varanda. Opte pelo preto se preferir ter menos manutenção e desejar que ele se harmonize mais com o espaço, mesmo assim ele não deixara de ser o ponto forte da sua casa.
Cobertura em poliuretano ou vidro
Se a ideia é somente proteger da chuva, essa opção é perfeita, pois deixa o ambiente clean e não muda a entrada de luz que continua total, normalmente indicado para regiões onde o clima seja mais suave. A estrutura pode ser metálica ou madeira, dependera da sua preferência e você pode escolher entre o vidro e o poliuretano para a cobertura, o problema é que essas coberturas transparentes exigirão uma manutenção e limpeza com mais frequência.
Toldo simples
Toldo tradicional, simples e eficaz. e por fim, não podia deixá-lo de fora já que custo-benefício é seu ponto mais forte, instalado sobre portas e janelas, ele cumpre perfeitamente bem sua função de protegê-lo do sol e chuva por um custo reduzido e se bem escolhido pode dar muito charme para sua fachada. Combine-o com as luminárias para ficar harmonioso.