Separamos algumas dicas interessantes para você que quer instalar Toldos em seu comércio ou residência.

• Use o mesmo modelo e cor de toldos em todos os ambientes da casa, para deixar o visual mais harmônico e leve.

• Procure escolher uma cor e modelo que combinem com o estilo arquitetônico e com a cor das paredes externas da casa.

• Não escolha cores escuras, que absorvem o calor e deixam o local ainda mais quente no verão.

• Decida se a melhor opção para o seu caso é uma cobertura fixa ou retrátil.

• Em relação ao tecido, prefira o sunbrella, cujas fibras acrílicas são pigmentadas ainda durante o processo de fabricação, o que garante que o material não fique desbotado devido ao sol e a chuva constantes. Além disso, o tecido não tem brilho, destoando menos da decoração. Segundo o fabricante, a garantia chega a 10 anos.

• Há ainda outras opções mais baratas de tecidos usados em toldos, como os impermeáveis e com proteção contra raios rolares. Os mais comuns são os de algodão e lona. Se optar por algum desses, prefira os que não possuem coloração, já que esses tecidos desbotam mais facilmente. Há também os de vinil, mas estes têm baixa durabilidade e não possuem uma aparência tão bonita.

• Em relação à sustentação do toldo, prefira uma armação de alumínio com engrenagens e parafusos de aço inox, que são materiais mais resistentes e que fornecerão maior durabilidade à armação. As estruturas de aço, mesmo tratadas e pintadas, estão sujeitas à corrosão.

• Se quiser pintar a estrutura, escolha a pintura eletrostática. É uma pintura industrial de alta resistência e que oferece um melhor acabamento. Uma pintura comum, só com esmalte, é incompatível com a qualidade do material (alumínio) e desgasta facilmente.

• Fabricantes de qualidade revendem seus produtos em lojas especializadas, oferecendo uma grande variedade de opções aos consumidores. Com alguns fabricantes, também é possível encomendar toldos sob medida para sua residência. Os preços e modelos variam bastante, por isso faça uma boa pesquisa antes de comprar. Para se ter um exemplo, um toldo pivotante com trama de poliéster e cobertura de PVC custa R$ 465 por m², segundo a fabricante Hunter Douglas.

• Caso opte por um toldo vertical, não vede totalmente o cômodo, pois isso tornará o ambiente abafado e sem ventilação. Instale a proteção em um ângulo inclinado ou crie espaços entre os toldos para promover a troca de ar com o ambiente externo.

• Telas microperfuradas também impedem a passagem do ar de forma eficaz, deixando o ambiente sem ventilação. Por isso, mesmo se a sua for este modelo, não posicione o toldo de maneira que ele vede totalmente o ambiente.

• Os limites de medidas dos toldos enroláveis são 10m de largura por 3m de avanço (braços articulados). Se quiser aumentar instale mais de um toldo, um ao lado do outro.

• Se o toldo for instalado em um condomínio, primeiramente é preciso verificar se há autorização para utilizar o mesmo. Se for, verifique a condição do local onde será colocada esta cobertura quanto a sua permeabilidade, insolação, contiguidade com outras dependências que utilizem a área para sua ventilação e/ou insolação, dimensões necessárias, modelo padrão a ser utilizado etc.

• Atenção com a instalação de coberturas de policarbonato, pois seu grande segredo está na montagem. A chapa alveolada, por exemplo, não pode ser furada, pois haveria infiltração de água, criando fungos e escurecendo o policarbonato. Por isso, procure um profissional especializado na hora de instalar a peça.

Share