Perguntas e respostas, dúvidas mais frequentes  e dicas sobre Toldos e Coberturas

Quais os tipos de toldos mais utilizados em uma residência ou comércio ?

Não há um tipo específico. Cada ambiente (seja uma residência ou uma loja, por exemplo) tem uma necessidade diferente. O fabricante do toldo, ao visitar o espaço onde será instalado, deve atentar-se aos detalhes de cada local e verificar junto ao cliente qual a sua necessidade, adequando o produto para as especificidades de cada consumidor. Os modelos mais comuns de toldos são: a) o toldo fixo, que é aquele que como o próprio nome diz, permanece fixado em um ponto específico. Apresenta-se na forma arredondada, calandrada, queda reta etc. Também são conhecidos como coberturas; b) o toldo retrátil por sua vez, possui mecanismo que permite que o usuário o mantenha aberto ou fechado; c) cortina retrátil, instalada de forma vertical, cuja utilidade principal é o fechamento de espaços. Nessa modalidade de toldo, além da proteção contra elementos naturais, oferece também privacidade e beleza; d) abrigo para carro é uma espécie de garagem feita em lona. A vantagem da utilização do abrigo é sua mobilidade em relação às construções de alvenaria, não aumentando a área construída de um imóvel.
toldos-residenciais-copacabana.jpg

Como posso saber se minha idéia para um modelo de toldo pode ser executada ?

Isso é simples.
Basta nos enviar um esboço do desenho por fax ou e-mail que um dos nossos coordenadores de projeto entrará em contato com você e lhe orientará sobre a possibilidade de realização.

Qual o preço médio de um toldo ?

Ao comprar um toldo, o valor é calculado com base no modelo que se adapte melhor às necessidades do cliente, o tamanho do toldo ou do local a ser coberto, e a qualidade do material utilizado para a fabricação.


cortinas_e_toldos.png

Pode um toldo retrátil permanecer aberto com ventos fortes?

Os toldos retráteis são principalmente para a proteção do sol e chuva não devendo ser recolhido em condições de vento. No entanto, o vento é uma força muito imprevisível, com uma tendência a mudar de direção e velocidade muito rapidamente. Em um teste de túnel de vento, que é um ambiente controlado, um toldo retrátil resistiu a forças superior de 50 mph em straight-on (cima para baixo). Em aplicações de “vida real”, a regra é: Se você está fazendo suas refeições ou lendo o jornal de modo confortável ao ar livre, então provavelmente o seu toldo em modo aberto está seguro. A preocupação com o vento é o efeito reverso up-lifting (baixo para cima); portanto é aconselhável nestas circunstancias recolher a unidade.

Qual prazo é necessário para fabricação e instalação de um toldo?

Como acontece com qualquer produto fabricado sob medida, não há um prazo curto para um trabalho de qualidade a ser realizado. Para toldos de lona, isso pode significar menos de 15 dias. Claro, isso varia de acordo com a época do ano (verão normalmente é o periodo mais movimentado do ano), e não é incomum para esta época levar um tempo mais prolongado, especialmente em climas sazonais.


Quais os sistemas de junção de laminados de pvc ou lonas de toldos e coberturas ? Costurar, colar, vulcanizar ou eletrônizar lonas de toldo ou cobertura ?

Existem algumas formas que são utilizadas para confecção da lona de um toldo ou cobertura. Costura a base de fio de nylon, cola de vinil, vulcanização e eletrônização. Este detalhe é muito importante na construção do toldo em relação a sua durabilidade e manutenção.

Costura com fio de nylon: São utilizados por empresas com baixa qualidade de fabricação. No caso da costura, é fácil deduzir que o próprio movimento mecânico das lâminas de pvc ou lona fará romper e cortar as linhas que as unem. Sistema não indicado em quaisquer circunstâncias.

Vulcanização ou cola de vinil: A junção é executada através de solda por calor e pressão na vulcanização e por contato na cola de vinil. A oscilação da temperatura durante o ano certamente fará com que o material separe as lâminas. Somente indicado para pequenos reparos onde há urgência de manutenção.

Eletrônização: Sistema de junção através de solda eletrônica por alta-frequência fazendo a fundição do pvc e fios de poliéster das lâminas de maneira eficiente, resultando em excelente acabamento e alta durabilidade do produto.


Como faço para regular a mola do toldo retrátil?

Ocasionalmente é necessária a retirada de um toldo retrátil para a execução de outras atividades como por exemplo no momento da pintura da casa ou loja, durante a reforma de um apartamento, para nova decoração de uma fachada ou varanda etc. Essa retirada ocasionará a paralisação do funcionamento do mecanismo da mola de distensão, por falta de pressão. Na reinstação do toldo é necessário observar alguns passos para que o problema seja resolvido.
Passo a passo para a reinstalação de toldo retrátil:
1) Coloque-se de frente para o toldo e verifique na extremidade do rolon em qual dos lados (direito ou esquerdo) encontra-se a mola de distensão.
2) Com um alicate de pressão ou instrumento similar, segure a mola e gire-a no sentido horário (se a mola estiver localizada no lado direito), ou no sentido anti-horário (se a mola estiver localizada no lado esquerdo), por sete ou oito voltas.
3) Sem soltar a mola, prenda o toldo no local a ele destinado (parafusado na parede ou encaixado no mancal).
4) Experimente o toldo, abrindo-o e fechando-o. Na hipótese do toldo ainda apresentar problemas na mobilidade, desencaixe-o e gire por mais uma ou duas voltas no sentido que achar necessário para aumentar ou diminuir a pressão até que o toldo enrole e desenrole perfeitamente.
5) Fixe o toldo de modo definitivo no local e retire a ferramenta utilizada na regulagem da mola.
toldo_preto.png

Meu toldo não enrola. O que faço para resolver ? Qual é o mecanismo que faz meu toldo enrolar e desenrolar ?

Nos toldos retráteis existe um mecanismo chamado mola de distensão. É exatamente esse dispositivo que permite que o toldo se movimente. O fato do toldo não enrolar, pode ser um problema de regulagem de mola ou uma avaria no mecanismo. Na última das hipóteses é necessária a ajuda de um profissional que indicará uma substituição.


Tenho um problema com o sol, chuva e vento. Qual o tipo de toldo mais adequado ?

Há inúmeros fatores a serem observados antes da opção por um modelo específico. Um mesmo problema pode ser resolvido de formas diferentes, dependendo do caso em concreto. A orientação de um profissional do ramo quanto as caracteristicas dos modelos de toldos como protetores solar, umidade, circulação de ar e outros, permitirá uma avaliação que melhor se ajuste às necessidades do cliente..

abrigo_auto_2.png
Meu carro ficará protegido com uma garagem em lona ?

Sim. Os abrigos para veículos protegem o local do sol, chuva, sereno e demais eventos naturais. Além da proteção, os abrigos permitem que o ambiente se mantenha leve em harmonia com o restante da construção. A fabricação e instalação é feita de forma fácil e rápida. Os abrigos também são opções para clientes que não pretendem aumentar a área construída do imóvel.Qual a durabilidade de um toldo de lona ? Há diferença de qualidade entre os materiais utilizados para a fabricação de um toldo ?

A durabilidade é auferida mediante o material utilizado na fabricação. Cada fabricante estima um período de vida útil para cada produto. Nesse caso, você deve verificar junto ao fabricante da lona qual a durabilidade do produto que você adquiriu ou pretende adquirir. Junto a esse fator, há de ser observado que a utilização e manuseio correto do produto, manutenção, limpeza e as circunstâncias em que foi instalado, influenciarão para a sua maior ou menor durabilidade.


Quais marcas de lona existentes para a fabricação de toldos ?

Atualmente existem inúmeros fabricantes de lonas decorativas que podem ser utilizadas na fabricação de um toldo. Como exemplo de fabricantes podemos citar as indústrias Vulcan, Alpargatas, Sansuy.

É possível reformar um toldo ?

Sim. Na maioria das vezes é possível a reforma de toldo. Nesse caso, a empresa irá analisar a estrutura e a lona de cobertura, informando ao cliente quais os itens poderão ser aproveitados, reparar ou consertar,  e aqueles cuja vida útil não permite o reaproveitamento.



Uma tenda é útil para minha festa ou evento ?
Geralmente em festas ou eventos em locais abertos, a utilização de tendas apresenta inúmeras vantagens. Além da proteção contra os elementos da natureza, ela pode ser um elemento decorativo e de destaque. Em eventos comerciais, por exemplo, as tendas são utilizadas para marketing dos patrocinadores ou organizadores. Para montar uma tenda ou instalar uma barraca, o processo é muito simples e rápido, e sua versatilidade permite sua montagem em quase todos os espaços e ambientes.

tenda-praia.jpg

Eu posso pintar a estrutura do toldo ? Qual tinta uso para pintar ferragem (estrutura) de toldo ?

A tinta utilizada é o Esmalte Sintético, preferencialmente automotivo.
Passo a passo para pintura de estrutura de toldo.
1) Com uma lixa ferro fina, lixe toda a armação.
2) Limpe a ferragem retirando todos os resíduos como sujeira ou graxa (utilize um diluente de esmalte sintético, como por exemplo thinner).
3) Aplique uma demão de anti-corrosivo.
4) Aplique uma demão de fundo zarcão ou fundo primer.
5) Aplique camadas de tinta Esmalte Sintético na cor escolhida


P2090291.jpg

Eu posso pintar a lona de um toldo ? A lona do toldo foi pintada e está descascando. Qual tinta utilizar para pintura de lona de toldo?

Sim, é possível a pintura da lona utilizada na fabricação de toldos. O usuário, por sua vez, deve observar que a escolha inadequada da tinta poderá ocasionar danos e ressecar precocemente o produto. Atualmente, a maioria dos toldos é confeccionada em lona de PVC, também conhecida como laminado vinílico. Para esse tipo de lona, a tinta a ser utilizada é a tinta vinílica. Nos toldos acrílicos, a tinta utilizada é a tinta acrílica.
Passo a passo para pintura de lona de toldos, coberturas ou tendas em laminado vinílico.
1) Lave a lona com um produto a base de amoníaco.
2) Após lavar a lona, aguarde até que esteja totalmente seca.
3) Com um pincel ou rolo de espuma, aplique a tinta vinílica sobre a lona de modo uniforme, quantas demãos forem necessárias, até que se crie uma película de proteção sobre a lona.
4) Aguarde a secagem.
Obs: Caso a pintura seja realizada com ar comprimido (pistola de pintura a pressão), será necessário diluir a tinta utilizando solvente vinílico (consulte as orientações constantes na embalagem ou o fabricante)


Como faço para manter meu toldo limpo? Como faço para manter o meu toldo com um aspecto sempre novo ?

A manutenção regular geralmente significa uma limpeza a cada 1 ano, com cuidados adicionais se manchas ou sujeiras são evidentes. Além disso, lembre-se que seu toldo é um produto exterior. Da mesma forma que você não iria deixar o seu automóvel sem lavá-lo por muito tempo, você também vai precisar limpar seu toldo de lona para preservar e ampliar sua boa aparência e vida útil.


Como limpar um toldo ?

Sempre use sabão neutro. Nunca detergente.
A água deve ser fria para morna.
Deixe secar ao ar livre . Nunca utilize métodos que produzam calor ou temperatura elevada para secagem.

 

Estes simples passos :

Escovar a sujeira solta
Retirar a sujeira solta com água
Prepare uma mistura de limpeza de água e sabão neutro
Use uma escova de cerdas macias para limpar
Deixe de molho em sabão
Enxaguar abundantemente
Se persistirem as manchas, você pode usar uma mistura de água sanitária / sabão diluído para a limpeza no local de mofo e outras manchas similares.

copa.JPG

Quais produtos posso utilizar na limpeza de toldos ? Qual a melhor maneira para lavar um toldo ?

Uma das melhores maneiras de manter seu toldo com boa aparência e de retardar a necessidade de limpezas profundas ou vigorosas é a limpeza mensal com água limpa. Esta prática vai ajudar a impedir que a sujeira se torne profunda e embutida no laminado de pvc e elimina a necessidade de limpezas vigorosas mais freqüentes. Na maioria dos ambientes, uma limpeza completa será necessária a cada dois ou três anos .

04.jpg
Prepare uma mistura especial de limpeza :Meia xícara de água sanitária .
Um quatro de xícara de sabão neutro.
Três litros de água.
Limpe com escova de cerdas macias .
Deixe a mistura de molho por até 20 minutos .
Lavar cuidadosamente .
Repita se necessário.

Limpezas profissionais

Você pode ter acesso a empresas de limpeza profissional de toldos. Ao avaliar os serviços de uma empresa profissional , você deve perguntar sobre a experiência da empresa em trabalhar com laminados vinilicos e conhecimento dos requisitos de limpeza e re-tratamento.



Como devo procurar para obter um toldo profissional?
Peça referências de outros trabalhos similares prestados pela empresa, junto com um portfolio fotográfico do trabalho que a empresa tem executado. É claro que, se a empresa tem um showroom, fazer uma visita! Você compraria um carro enquanto está sentado em seu sofá da sala? Provavelmente não. Certifique se os clientes estão extremamente satisfeitos e a possibilidade de participar do processo de design.


Meu toldo entortou, o que aconteceu? A armação do toldo está torta, como posso resolver ?

Provavelmente não foram observadas de forma correta as dimensões (peso e tamanho) do toldo no cálculo da armação. A conseqüência disso é um toldo frágil estruturalmente. Nesses caso, o aconselhável é procurar a ajuda de um profissional especializado que orientará quanto a espessura dos tubos e metalons, os tipos de solda (elétrica, mig) e o espaçamento que deve ser utilizado, conforme o tamanho e utilização do toldo.

tunel_entrada.jpg

 Para mais informações procure a TOLDOS CIDADE SOROCABA.
Share